sexta-feira, 26 de outubro de 2012
PROJETO DE PESQUISA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: ANÁLISE DO ENSINO PÚBLICO IDEALIZADO PELO O ESTADO, NAS ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO 1994-2013.
Autor: Ribeiro, Francisco Eudo Lima
Graduado em História pela UFT
Esse trabalho visa investigar a História da educação do Estado do Tocantins, entendendo que a educação na atual conjuntura é reconhecidamente um aparelho estatal carregado de ideologia dentro da lógica do capital de mercado e que precisa suprir a demanda de mão de obra, pressiona a educação para uma formação técnica que se ausenta da proposta de um processo educacional que privilegia a formação crítica do mundo.
A educação pública de Estado do Tocantins, esta ligada a conjuntura política nacional, que passa pelo processo de democratização, fenômeno político que ganhou força nos anos oitenta do século XX, após a ditadura militar.
A democracia é um discurso contido no referencial curricular da educação regional, almeja a construção de escolas democráticas, no decorrer do tempo encontra obstáculos como a burocracia e hierarquia estatal. Por ocasião, retarda o processo democrático e influencia o desempenho do ensino-aprendizagem dos alunos.
Citação
Na burocracia estatal: o Estado se fez mais visível e contundente em sua pressão sobre a escola e na maneira burocratizada com que se relaciona com a unidade escolar. O elemento mais notável dessa burocratização é o acúmulo de trabalho que ela acarreta à direção e a secretaria. Ao justificar sua falta de tempo para atender os pais de alunos. (Análise, do depoimento da diretora da Escola Estadual Celso Helves da cidade de São Paulo,( Paro. 2000 p.92).
O contexto social das famílias dos alunos que frequenta as escolas públicas da rede estadual na maioria são desestruturada economicamente e psicologicamente, não tem uma participação direta na vida estudantil de seus filhos, em determinadas situações são limitadas, para lidar com as condições sociais que rodeia o cotidiano dos seus filhos.
A escola tornar-se a solução, refletida na figura do professor, retrocedendo o desenvolvimento do seu trabalho. No decorrer do tempo configura-se em um ensino fragmentado, às vezes, associa-se o mau desempenho na responsabilidade do professor.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, TÍTULO II, Art. 2°, p.09).
A LDB, afirma que a educação é dever da família e do Estado. Portanto o professor é um orientador, em um processo que envolvem responsabilidade da família e do Estado. Em determinadas circunstâncias expostas pela a família e o Estado, o educador é limitado, por elementos que interferem: a sua condução em sala de aula, a conscientização dos alunos, a superlotação das salas de aulas, a extensa carga horaria, a burocracia estatal - esses fatores são comprometedores no desenvolvimento da Educação do Estado do Tocantins.
Historicamente a economia do Estado é baseada no capital, ligado a estruturas latifundiárias com base na pecuária e agricultura, cujos produtores são representantes influentes no cenário político do Estado, contribuindo com a estabilidade econômica.
Esses mesmos representantes não conseguem dá as mesmas consistências na política educacional, com o passar do tempo foram construídas uma identidade ideologicamente positiva da economia. Por outro lado a educação retratando uma identidade negativa em relação à economia.
TO registra crescimento na Educação nos últimos dois anos: IDEB tem melhor nota
IDEB
Conforme a SEDUC, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2011, também foi o melhor já obtido pelo Estado.
O Tocantins ficou em destaque positivo em comparação com as unidades das regiões Norte e Nordeste do País.
As escolas estaduais tocantinenses alcançaram a 1ª colocação no Ideb nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o 1º lugar no Ensino Médio e o 2º nas séries finais do Fundamental.
Na avaliação dos alunos do Ensino Médio, o Estado apresentou um crescimento de 3,3, em 2009,
em 2011. 3.4
Em 2009, o Tocantins era o 12º colocado no ranking nacional,
Subindo para a 6ª colocação em 2011 e assumindo o 1º lugar da região Norte.
Prevista para 2013, 4.7
A prática da política clientelista faz parte do cotidiano das escolas do Estado, isso ocorre no âmbito estadual e municipal, a elite política direciona cargos de confiança dentro da rede educacional, por meios de alianças políticas, como funcionários contratado, durante o ano letivo.
Fundamentação teórica
O embasamento teórico, deste projeto, tem como o Titulo Análise do ensino público idealização pelo Estado, nas escolas de nível fundamental e médio. Será construída com base nos seguintes autores Alves, Gilberto Luiz. A produção da Escola Pública Contemporânea. Tores Cadiz, Wong. Educação e democracia. Paro, Vitor Henrique. Por Dentro da Escola Pública.
Metodologia
A pesquisa será realizada nas seguintes escolas: Escola Estadual Modelo, Colégio Estadual Welder Maria de Abreu Sales, Escola Estadual Campos Brasil, CEM Paulo Freire, CEM Castelo Branco, CEM Dr. José Aluísio de Araguaína, portanto inclui três escolas de Ensino médio e três escolas de ensino Fundamental, envolvendo a periferia e centro da cidade.
Para realiza este trabalho, lançarei mão dos seguintes métodos de pesquisa, referencias bibliográficas, os livros são importantes, para a fundamentação teórica.
Utilizarei documentos como revistas e jornais publicados na época que foram direcionados ao ensino público do Estado, às escolas de nível fundamental e médio.
Outro método de pesquisa durante o desenvolvimento desse projeto, são as entrevistas com os funcionários das escolas públicas de ensino fundamental e médio, coordenadores, professores, diretores, as zeladoras, as merendeiras, pais de alunos e os próprios alunos.
Por fim
Sem pesquisa não se tem produção científica.
Agradecimentos à todos presentes neste evento
Autor: Ribeiro, Francisco Eudo Lima
CHICOEUDOBLOGSPOT.COM.BR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário