sexta-feira, 1 de maio de 2015

História do Tocantins: O povoamento de Goiás e a expansão da Pecuária

História do Tocantins: O povoamento de Goiás e a expansão da Pecuária 

CONCURSO DA PM-TO

Professor. Francisco Eudo Lima Ribeiro

A população de Goiás


*Em 1750, ao tornar-se Goiás capitania, os habitantes deviam ser pouco menos de 40.000. A população tinha mais que dobrado nestes 25 anos.
 *1783 haviam em Goiás quase 80.000 habitantes, um aumento de mais de 50%. • Em 1738 os escravos eram aproximadamente 12.000.
• Em 1750 os escravos já alcançavam o numero de 20.000;
*Em 1804 – primeiro recenseamento que conservamos, o numero de escravos continuou o mesmo, mas a proporção era notavelmente mais baixa: os livres passavam de 30.000, sendo os escravos, portanto, apenas 40% do total
POPULAÇÃO DE GOIÁS – 1804
*Brancos: 7131, Pardos: 16.531, Pretos: 7.913, Escravos: 19.159.
* Tentativas governamentais para o progresso de Goiás;
* Como medidas salvadoras, o Príncipe Regente – D. João, tendo em vista seus objetivos mercantilistas, passou a incentivar a agricultura, a pecuária, o comercio e a navegação dos rios.
● Foi concedida isenção dos dízimos por espaço de tempo de dez anos aos lavradores que, nas margens dos rios Tocantins, Araguaia e Maranhão fundassem estabelecimentos agrícolas.
● Deu-se especial ênfase à catequese e civilização do gentil com interesse em aproveitar a mão-de-obra dos índios na agricultura.
● Criação de presídios á margem dos rios com os seguintes objetivos: proteger o comércio , auxiliar a navegação e aproveitar o trabalho dos naturais para o cultivo da terra.
● Revogou-se alvará de 5 de janeiro de 1785 que proibia e extinguia fábricas e manufaturas em toda a colônia. Esta revogação foi seguida de estímulos à agricultura do algodão e à criação de fábricas de tecer.
• O povoamento de Goiás e a expansão da Pecuária;
• Durante o século XIX a população de Goiás aumentou continuamente, não só pelo crescimento vegetativo, como pelas imigrações dos Estados vizinhos.
•A pecuária tornou-se o setor dinâmico da economia.
 •O incremento da pecuária trouxe como consequência, o desenvolvimento da população. Correntes migratórias chegavam a Goiás oriundas do Pará, do Maranhão, da Bahia e de Minas, povoando os inóspitos sertões.
•A Casa da Torre, dos Ávilas;
• Casa da Ponte, dos Guedes de Brito 
•Vale do são Francisco;
Povoamento que surgiram com a pecuária / navegação .
• 1812- Araguacema - antiga Santa Maria do Araguaia;
• 1818- Tocantinópolis - antiga Boa vista;
• 1824- Lizarda- antiga Boa Sorte para Pirotaba; 
• 1834- Taguatiga antiga santa Maria;
• 1845- Pedro Afonso- Antigo são João;
•1867- Araguatins- antigo São Vicente ; 
•1860- Tocantinia - antiga Pia banha;

História da Belém Brasília


           O Norte Goiano no per índio anterior aos anos 60 encontrava-se isolado em relação ao Brasil e ao sul de Goiás, as relações territoriais se restringiam basicamente com o Pará e o Maranhão por meio de hidrovias.

*Sua economia era majoritariamente de subsistência, ligada à mineração e a pecuária. Em se tratando de índice populacional, a região era quase despovoada (SOUSA, 2002).
Não existiam fluxos de matérias- primas nem circulação de produtos industrializados para a região mencionada. Por isso, havia uma necessidade de integrar a região ao restante do Brasil, sonho que viria a realidade com o Governo de Juscelino Kubitschek.

*No entanto, a construção da Rodovia Brasília  não se concretizou apenas no Governo de JK (1956-1961), antes, o seu primeiro projeto remonta a década de quarenta. Processo que ficou conhecido como a „Marcha para o Oeste‟ no Governo de Getúlio Vargas, que consistiu na instalação de Colônias Agrícolas Nacionais.

*Em Goiás criou-se a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), tendo a frente do projeto o engenheiro Agrônomo Bernardo Sayão de Carvalho Araújo. Foi ele quem abriu os primeiros trechos da rodovia que mais tarde seria chamada de Brasília.

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