Escola Estadual Modelo
Ensino Religioso 9° Ano 2018 1° Bimestre
Professor: Francisco Eudo Lima Ribeiro
Texto 1-A ética nas tradições religiosas tribais e
ocidentais
A ética nas Tradições Religiosas tribais
e ocidentais
A ética surge a partir da necessidade constante de
avaliar o que está estabelecido como oralmente correto. Implica fazer escolhas,
portanto, ela deve provocar uma constante reflexão sobre o que se deve fazer
frente ao que está estabelecido como "correto", "bom",
"justo" ou não. Ética, neste sentido, não é estática, mas dinâmica, e
possibilita ao ser humano contribuir com a humanidade no tempo e no contexto
sócio-histórico-cultural em que está inserido. Ela é o "espírito"
que está
por trás das leis, normas, valores e princípios.
A ética envolve a legítima preocupação com a
dignidade das pessoas em todas as situações que vivemos, independentemente das
diferenças - classe social, etnia, gênero, crença religiosa ... É por
meio de comportamento e postura ética que podemos respeitar os valores morais e assim realizar um verdadeiro encontro com o Outro, considerando-o tão importante quanto nós mesmos.
meio de comportamento e postura ética que podemos respeitar os valores morais e assim realizar um verdadeiro encontro com o Outro, considerando-o tão importante quanto nós mesmos.
Como você exercita a ética nas suas relações? Vamos
pensar?
Atualmente,
é possível encontrar situações em que a ética deixa de ser praticada, o que
torna muito importante o ser humano sempre refletir suas atitudes antes de
expressá-Ias. Para viver de maneira ética, as pessoas precisam exercitar outras
qualidades que as conduzem para uma convivência harmoniosa e acolhedora, tais
como: sensibilidade, ternura, compreensão, tolerância e respeito.
O ser humano reage a quaisquer elementos que
estejam disponíveis à sua volta, entre eles o Outro, que é capaz de causar
emoções que regulam suas ações e influenciam a maneira de vê-Io. Tais reações
ao Outro estão relacionadas à opinião da pessoa sobre as diferenças. Assim, se
a pessoa considera as diferenças uma ameaça à sua liberdade e segurança
individual, reagirá de modo a promover conflitos. Por outro lado, se a pessoa
considera as diferenças enriquecedoras e desafiadoras, reagirá com abertura
para conhecer o Outro.
Aproximar-se do Outro exige abrir mão da imagem que
ele transmite, que algumas vezes pode assustar ou incomodar, para conhecê-Io em
sua identidade e alteridade. Da mesma maneira, tão importante quanto este
processo é deixar-se conhecer, evitando usufruir de uma imagem que mantém a
sensação de segurança para arriscar-se a encontrar alguém confiável, que
retribua o respeito dedicado.
A cultura concede orientações para o encontro com o
Outro, influenciando a maneira de agir do ser humano. Como destaque na cultura,
podemos citar as Tradições Religiosas que contribuem para a prática da ética,
pois concedem orientações e outros elementos que permitem reconhecer a
importância de evitar situações em que a dignidade da vida seja ferida. Para
isso, é necessário compreender quais são os princípios éticos que as Tradições
Religiosas oferecem aos indivíduos e à sociedade, considerando que a ética não
está relacionada apenas às leis e obrigações, mas está vinculada à liberdade de
cada cultura viver seus costumes de forma consciente e respeitosa.
Nesse contexto, as Tradições Religiosas devem
propor a ética da alteridade, princípio que permite
estabelecer uma relação respeitosa, fundada na acolhida, na liberdade e na
responsabilidade, influenciando o modelo de convivência que a pessoa vive e o
respeito que é capaz de expressar em relação a si mesma e ao próximo.
Para as
Tradições Religiosas tribais (povos africanos, afro-brasileiros e indígenas), a
ética na alteridade se concretiza no profundo respeito, cuidado e preservação
da vida como um todo. A África, bem
como as culturas afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda, Tambor de Mina, dentre
outros, são exemplos que podem contribuir significativamente para a humanidade
porque possuem:
. forte
senso de comunidade e solidariedade;
.
profundo respeito ao Sagrado;
.
apreciação dos critérios tradicionais e valorização dos anciãos;
. visão
holística do mundo e do ser humano, havendo espaço e lugar para todos
independentemente de idade, ou seja, nessa visão não é possível compreender o
ser humano e o mundo separadamente.
Os povos indígenas da América do Norte, América
Central e América do Sul, apresentam características histórico-socioculturais
especificamente diferentes. No Brasil, mesmo apresentando uma enorme
diversidade, há algumas orientações éticas semelhantes que podem contribuir
significativamente para a humanidade, como:
. a
relação de respeito com a natureza como elemento Sagrado;
. a
extração de bens naturais de forma equilibrada, sem desperdícios;
O
profundo respeito aos anciãos da comunidade;
. a
educação para a autonomia, independência e responsabilidade, isto é, uma
educação que, respeitando as fases do desenvolvimento, possibilite ao ser
humano maior consciência das consequências dos seus atos e da importância de
terem opiniões que contribuam com o bem comum.
Nas Tradições Religiosas ocidentais, a questão
ética está mais relacionada a um conjunto de valores e normas humanizadoras,
fundadas na crença a uma divindade.
Na
Tradição Religiosa judaica, a ética encontra o fundamento na consciência
comunitária e no compromisso com o Transcendente, expresso nas tábuas da lei -
os dez mandamentos. São parâmetros para a percepção da ética, que orientam a
vida humana nos aspectos social, cultural e religioso.
Na
Tradição Religiosa cristã, a ética é compreendida a partir da mensagem e ação
de Jesus que passam a ser o fundamento da com preensão da ética cristã. Ser
ético, segundo a tradição cristã, é comprometer-se em defender radicalmente a
vida, respeitando as diferenças e a dignidade do ser humano.
Na Tradição Religiosa islâmica há uma preocupação
com a felicidade em vida e após a morte. Para isso, a principal preocupação
ética dos muçulmanos são as questões sobre a justiça e as relações que o ser
humano estabelece com os seus semelhantes e a natureza. As orientações são
voltadas à convivência respeitosa nas famílias, às amizades, ao meio ambiente e
ao temor ao Transcendente, fundamentadas nos cinco pilares do Islã.
Tendo em
mente as orientações éticas que perpassam as Tradições Religiosas tribais e
ocidentais, pode-se considerar que a ética se constitui em:
.
Preservar a vida em todas as suas expressões.
.
Respeitar as diferenças.
. Construir
relações pautadas no respeito e na confiança.
.
Alegrar-se com o bem da coletividade e do outro.
.
Promover os direitos humanos e sociais.
. Não se
apegar aos bens materiais.
. Recriar
as relações com a natureza reconhecendo sua dimensão de sacralidade.
Texto retirado do livro "Redescobrindo o Universo Religioso"
Texto retirado do livro "Redescobrindo o Universo Religioso"
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